Hipertensão Arterial

A hipertensão é uma das doenças que ataca mais pessoas na sociedade portuguesa nos dias de hoje, mesmo que seja uma doença que apenas é detetada muito tempo depois de a possuir, são muitos os doentes que recorrem a medicação regular para a manter controlada. Esta doença é muitas vezes igualada a uma cárie, isto é, ela pode estar no nosso organismo durante imenso tempo sem que reparemos nela, apenas quando esta começa a ficar bastante grave é que começa a transmitir dor e é quando ela é detetada.

Este tipo de doença, pode trazer inúmeros problemas de saúde no futuro, por isso é essencial que vigie a sua pressão arterial pelo menos 1 vez por mês, sabendo assim como esta se comporta nas várias épocas do ano.

A hipertensão apenas é considerada uma doença quando os seus valores se mantêm demasiado altos em relação aos valores normais. É bastante comum que os valores da sua pressão arterial variem consoante a sua atividade diária, pois isso seria inconsciente considerar que sofre de hipertensão apenas por algumas subidas em momentos esporádicos. Assim, é importante que faça vários testes e medições para garantir que a sua pressão arterial está mesmo alterada, os mais indicados é fazer medições a cada 15 minutos durante algumas horas, mesmo modificando o seu ritmo diário, se esta se mantiver alta pode mesmo traduzir-se num problema de saúde grave.

A hipertensão é um problema crónico, isto é, não é possível uma cura, é no entanto possível controlar os seus valores para que a sua saúde não fique afetada. Esta doença pode vir a trazer muitos efeitos negativos para a sua saúde, principalmente a nível cardíaco, pois a hipertensão obriga a que o seu músculo cardíaco, o coração, trabalhe de uma forma mais bruta para conseguir levar o sangue a todas as partes do seu corpo. Esta força excessiva por parte do coração pode causar dilatação, podendo assim fazer o coração não atingir os seus objetivos, originando angina de peito. Existem ainda outros problemas relacionados com o seu coração que podem derivar da hipertensão, como por exemplo: enfarte do miocárdio, arritmia cardíaca, acidente vascular cerebral (avc), disfunções renais, etc.

Existem inúmeros fatores que podem originar a hipertensão numa pessoa, porém, existem dois tipos de hipertensão que variam consoante as causas do problema. A Hipertensão Essencial, onde não existe uma causa aparente mas sim um conjunto de fatores, como por exemplo: o excesso de peso no corpo, uma alimentação desequilibrada, o consumo excessivo de álcool e tabaco, o sedentarismo ou mesmo a toma de alguns medicamentos. A hipertensão Secundária, tem como causas um problema de saúde específico como por exemplo: as doenças renais, o aumento da produção hormonal das glândulas supra-renais ou mesmo a doença iatrogénica (apenas nas mulheres que tomam a pílula).

Mesmo a hipertensão sendo uma doença crónica, é bem possível evitar que esta surja no seu organismo, no entanto para que isso aconteça é importante que siga à risca alguns cuidados diariamente. Deve manter o seu peso dentro do aconselhável para a sua idade e altura, deve praticar exercício físico aconselhado para o seu corpo e para a sua idade, deve ingerir a quantidade mínima de sal na comida, assim como todo o tipo de calorias e alimentos gordos (estará ainda a beneficiar com uma alimentação equilibrada que vão ajudar no seu bem-estar), e deve evitar viver constantemente com preocupações ou num estado der nervosismo elevado.

Em suma, existem milhões de pessoas que vivem diariamente com o problema de hipertensão, no entanto não é aconselhável que não o trate o problema assim que este seja diagnosticado. O avanço do problema pode trazer problemas bastante sérios para si e para a sua vida, no entanto com o acompanhamento adequado do seu médico de família e seguindo todas as suas indicações é possível viver com o problema de uma forma extremamente confortável.

This entry was posted in Pressão Arterial. Bookmark the permalink.

One Response to Hipertensão Arterial

  1. Francisco Rodrigues Fernandes says:

    Muito interessante a matéria, dá pra se ligar a estes cuidados! Já prático esporte, caminhada, só tenho que melhorar minha alimentação! Hoje tomo hidrocortizona base de 10mg, tomo também uma fórmula otimizadora de várias composições, outra é DHEA Metabolite Reposition!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *