Pressão Alta

O coração é um órgão fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, se este não estiver a funcionar da melhor forma, o seu sangue não vai chegar da forma adequada a todo o seu corpo e isso vai prejudicar o seu bem-estar e a boa forma. Nos espaço de um minuto, o mesmo bate entre 60 a 80 vezes, bombeando cerca de 5 a 6 litros de sangue para todo o nosso corpo, este é o seu ritmo normal para que a sua saúde não seja afetada de alguma forma.

A pressão arterial é, de uma forma genérica, a força com que o nosso coração bombeia o sangue pelos nossos vasos sanguíneos, sendo que deve ter um valor médio para que nem os vasos sanguíneos nem os órgãos que o recebem sejam afetados. Esta pressão pode ser alterada consoante o volume do sangue, geralmente denominado de viscosidade, da própria frequência cardíaca, ou seja dos batimentos cardíacos a cada minuto, e até da forma como os vasos sanguíneos se comportam, ou seja da sua elasticidade.

A pressão alta é um problema bastante comum nos dias de hoje na maioria dos adultos da nossa sociedade, no entanto são poucos os que têm conhecimento que possuem esse tipo de problema, pois a pressão alta pode passar despercebida durante imenso tempo até que esta se mostre, através de mau estar bastante desagradável.

De uma forma geral, salvo raríssimas exceções, a pressão alta é um problema de saúde crónico, isto é, não existe uma cura definitiva para a eliminar da sua vida. No entanto, é facilmente controlável através de uma vida bastante saudável, com uma alimentação cuidada e um estilo de vida bastante ativo, assim como uma pequena mudança de hábitos.

Os valores normais da pressão arterial devem estar abaixo dos 140mm Hg/90mm Hg, caso o valor apresentado assim que mede a sua pressão seja superior a esses valores então é sinal que está com pressão alta. Este tipo de situações pode acontecer por diversos motivos: exercício físico em excesso, nervosismo esporádico, preocupações com os problemas diários, consumo de drogas, álcool, tabaco ou café em excesso, entre outros excessos na sua alimentação. No entanto, são muitos os casos em que não se sabe qual é o motivo que está a fazer a sua pressão alta, pois além dos motivos falados anteriormente, existem doenças específicas que podem fazer a pressão aumentar. Existe ainda uma cerca hereditariedade na pressão alta, isto é, se os pais têm problemas de pressão alta é muito comum que os seus filhos herdem esse tipo de problema, mesmo não sendo um problema genético, é bastante comum pois os hábitos são bastante semelhantes.

Este tipo de problema pode ser bastante prejudicial para a sua saúde diária e pode mesmo culminar em problemas sérios para o seu futuro. Normalmente há pessoas que vivem imensos anos com a pressão alta e não têm qualquer problema, mas este tipo de problemas pode vir a tornar-se num assunto bastante sério e até fatal, pois é a pressão alta um dos grandes fatores que impulsiona as hipóteses de sofrer de um enfarte, de um derrame cerebral ou mesmo a perda de visão.

Infelizmente não existe uma cura definitiva, no entanto existem alguns tratamentos que pode seguir para aliviar os problemas que advém ressão alta. Em primeiro lugar deve começar o seu tratamento por uma alimentação equilibrada e saudável (o mais adequado é reduzir o consumo de sal), aliando tudo isto a um estilo de vida ativo e à prática de exercício físico (sempre adequado ao tipo de vida que leva e ao que o seu organismo aguenta) é meio caminho para fazer a sua pressão arterial baixar.

This entry was posted in Pressão Arterial. Bookmark the permalink.

One Response to Pressão Alta

  1. Jose Pedro says:

    Muito obrigado, o seu blog esclareceu de uma forma clara e objetiva um assunto relativamente complicado devido aos seus termos técnicos e ao próprio funcionamento do coração…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *