Pressão Arterial Alta

A pressão arterial é um dos fatores mais importantes para que o seu organismo funcione na perfeição, principalmente porque é a pressão arterial a responsável pela “viagem” do sangue por todas as partes do nosso corpo. O seu sangue é bombeado pelo seu músculo cardíaco, e depois é ajudado pelos seus vasos sanguíneos que se contraem de forma a facilitar o seu encaminhamento para as partes do seu corpo mais afastadas do coração.

É certo que o valor da pressão arterial varia consoante a idade da pessoa, a sua raça e ainda o tipo de vida que esta leva diariamente. Se a sua vida é bastante ativa, com muito exercício físico à mistura é bastante normal que a sua pressão arterial seja um pouco mais elevada do que uma pessoa que tem uma vida extremamente calma sem qualquer tipo de preocupações (como por exemplo as crianças).

Este problema de saúde, conhecido como sendo um problema silencioso que raramente se manifesta no seu início, pode trazer-lhe imensas complicações, principalmente a nível cardíaco. Se a pressão arterial alta não se manifestar através dos seus sintomas mais comuns, é muito provável que apenas saiba que tem este problema se o seu médico de família lhe medir a tensão durante uma consulta de rotina. São poucos os sintomas que se manifestam de forma isolada, pois geralmente estes surgem em conjunto com outros problemas de saúde, daí a complexidade de diagnosticar este tipo de problema. Porém, a pressão arterial alta, ou a hipertensão como é chamada, pode trazer-lhe imensos problemas no futuro, como por exemplo os problemas cardíacos, as insuficiências renais ou mesmo os problemas neurológicos.

A hipertensão é uma doença crónica que não tem cura, no entanto é possível fazer alguns tratamentos baseados em mudanças graduais na sua vida que têm como objetivo trazer-lhe um melhor bem-estar e consequentemente um organismo muito mais saudável. O primeiro passo para isso acontecer é eliminar da sua rotina todo o tipo de toxinas prejudiciais, tais como o tabaco, as drogas e o álcool. De seguida deve fazer uma alimentação bastante equilibrada e saudável, garantindo sempre que ingere os nutrientes e proteínas necessárias para que o seu organismo funcione da melhor forma. Deve aliar a tudo isto um plano de exercícios constante, que deve ser adequado à sua idade e ao seu corpo, pois nem todas as pessoas devem fazer o mesmo tipo de exercícios.

Se estiver a fazer um tratamento medicinal recomendado pelo seu médico de família, é importante que siga à risca todas as indicações dadas pelo mesmo, incluindo toda a medicação a tempo e horas, mas nunca tomá-los de forma arbitrária, isto é, nunca se deve automedicar, pois pode ser bastante prejudicial ara a sua saúde. Para o caso de, além da pressão arterial alta, possuir diabetes, é importante que tenha tudo muito bem regulado, pois as duas doenças juntas podem mesmo vir a tornar-se fatais quando não são seguidas e controladas como devem ser.

Em suma, desde que leve uma vida bastante saudável, aliando a boa alimentação a tudo aquilo que deve evitar (álcool, drogas, tabaco e sal em excesso) e seguindo um plano de exercícios físicos adequados ao seu corpo, é muito provável que viva imensos anos com a hipertensão arterial sem qualquer tipo de problema mais sério. No entanto, assim que a doença for diagnosticada é importante que siga à risca todas as indicações do médico, pois este vai-lhe dar todo o tipo de ajudas possível para manter a sua saúde controlada, garantindo que nada muda no seu dia-a-dia, mesmo tendo os valores da pressão arterial mais elevados do que deveriam.

This entry was posted in Pressão Arterial. Bookmark the permalink.

2 Responses to Pressão Arterial Alta

  1. Belmiro Pereira Junior says:

    Achei muito superficial as informações sobre pressão arterial alta…
    Esperava informações mais objetivas, principalmente quanto a sintomas e consequências da pressão alta.

  2. Eliane Rodrigues says:

    Eu tenho pressão alta, tomo remédio controlado. Sou nova, tenho só 34 anos. Fico muito triste de ver minhas mãos, meu rosto e pés sempre inchados. Sempre pratiquei muito esporte. Adoro comer uma comida bem temperada, tomar uma cervejinha gelada… Tudo tudo ficou pra traz. Até no sexo, o fogo, aquele calor, já não é o mesmo. Não sei como lidar com essa doença crônica. Beijo e obrigado por tanta informação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *