Pressão Arterial

A pressão arterial está dentro dos nossos vasos sanguíneos, resultado do batimento cardíaco e da contração dos nossos vasos sanguíneos quando o nosso sangue passa pelos mesmos para se espalhar pelo nosso organismo. Os nossos vasos sanguíneos funcionam como uma autêntica bomba para que o nosso sangue chegue a todas as partes do corpo, contraindo-se assim que o sangue passa para que este avance, “tarefa” essencial para que o sangue chegue aos pontos mais distantes do coração, como as pontas dos pés por exemplo.

Esta pressão arterial vai variando consoante a forma como encara o seu dia, ou seja, conforte o esforço que o seu organismo faz para realizar todas as tarefas diárias a que se tem que propor. Assim, a sua pressão arterial vai aumentar se estiver a realizar tarefas que envolvam o esforço físico, mas vai baixar e manter-se ao nível denominado de normal, quando estiver a descansar ou mesmo a dormir. No entanto, a própria postura que mantem ao longo do dia faz com que a pressão arterial se altere, pois se tiver largos momentos em pé, sem se deslocar ou sentar, é necessário que a sua pressão arterial aumente, fazendo assim com que o seu sangue chegue a todas as partes do corpo. No caso de a sua pressão arterial não estar de acordo com o que é pretendido, combinando com a imobilidade do seu corpo, algumas partes podem ficar dormentes pela farta de pressão no sangue.

A sua pressão arterial deve estar bastante bem controlada, pois quando esta está demasiado baixa ou alta pode repercutir-se em problemas de saúde bastante graves. O melhor mesmo é controlar a sua pressão arterial através de uma vida bastante saudável, combinando uma alimentação equilibrada (consequentemente vai melhorar a sua saúde e ainda manter um peso adequado ao seu organismo) e a prática do exercício físico (sempre adequando os exercícios ao seu corpo). Deve ainda medir a sua tensão, pelo menos uma vez por mês, seja com o seu médico de família ou mesmo na farmácia de serviço da sua cidade, que tem profissionais que o vão ajudar a fazer isso. Pode ainda comprar um medidor para casa e fazer a medição em casa, desde que saiba exatamente como proceder para o caso dos valores não estarem de acordo com o que é suposto. Em relação à sua alimentação é importante que siga uma dieta equilibrada, evitando todo o tipo de alimentos ricos em gorduras, pois são estes os alimentos ricos em colesterol, bastante prejudicial à sua saúde. Deve ainda evitar todo o tipo de tensões no seu dia-a-dia, levando uma vida bastante calma e serena, evitando sempre momentos em que o seu estado nervoso vai subir e fazer assim a pressão arterial subir também.

Depois de medir a sua pressão arterial é importante saber se esta está dentro dos valores normais ou se é necessário iniciar algum tipo de tratamento. Se os valores não estiverem de acordo com as recomendações médicas, deverá contactar o seu médico de família para perceber quais os cuidados a ter para que mantenha uma vida minimamente saudável.

Lembre-se que a pressão alta é uma doença crónica, isto é, não existe cura. No entanto existem alguns cuidados que deve ter para que a pressão alta, mesmo estando presente no seu organismo, seja controlada o suficiente para que não prejudique o seu bem-estar.

A pressão arterial deve estar constantemente vigiada para que o seu organismo funcione da forma como é devido. Se os valores da pressão arterial não estiverem de acordo com os valores normais, é bem provável que se sinta cansado, mal disposto ou mesmo com algumas dores que podem vir a tornar-se bastante mais sérias num futuro, principalmente se a pressão alta não for bem controlada.

This entry was posted in Pressão Arterial. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *